domingo, 17 de maio de 2009

“Currículo conhecimento e cultura”.

Através da leitura do texto de Antonio Flavio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau, passei a entender currículo como a construção da identidade adquirida por meio de conhecimentos e experiências obtidos na escola, portanto é de vital importância refletir a respeito deste conceito a fim de elaborar um currículo que busque a inclusão e não a exclusão de grupos e pessoas através de “pré-conceitos” e do currículo oculto, o qual transmite mensagens implícitas nas falas dos professores e nos livros didáticos ocasionando a imposição, submissão, e opressão que acabam interferindo no aprendizado, assim sendo cabe ao professor verificar e analisar criticamente a sua pratica, uma vez que o currículo oculto pode oprimir grupos de estudantes por razões ligadas a classe social, gênero, raça, e sexualidade.
Desse modo o currículo deve ser laico à medida que compreenda a todos, além de ser espaço de pesquisa e contínua análise.
As experiências vividas pelos educandos também devem ser consideradas e contextualizadas no ambiente escolar, uma vez que a escola não é o único meio de se obter conhecimento, então se deve ter consciência de que os alunos não são "tábula rasa" a qual devemos encher de conteúdos, mas sim partir dos conhecimentos que eles já possuem, porém o conhecimento escolar possui características próprias que o diferencia de outras formas de conhecimentos, assim sendo o professor deve trabalhar com conhecimentos significativos e relevantes não ficando preso a método, deve sempre buscar novas estratégias que atendam as necessidades da turma.
Através do conjunto de práticas vivenciadas por meio do currículo, circulam significados no espaço social, contribuindo para a construção de identidades sociais e culturais.
Sendo a escola um espaço o qual diversas culturas convivem umas com as outras se faz necessário incluir diferentes manifestações culturais de modo a não privilegiar uma em detrimento da outra, ou seja, deve ser incluso ao currículo diferentes manifestações de cultura popular, além da cultura erudita.

Um comentário:

  1. Boas ideias lançadas, mas vejo que a reflexão carece de maior aprofundamento e de acréscimo de algumas ideias mais relevantes para o processo de pensar o currículo como elemento de mudança.

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