domingo, 19 de julho de 2009

Apresentação final: processo de construção e elaboração.

Bem, aqui termina o meu processo de construção do conhecimento por meio de portifólio eletrônico, o qual sem dúvida posso dizer que contribuiu bastante para o meu processo de formação acadêmica.
No início tive dificuldades para entender a proposta do professor, que não havia ficado muito claro para mim, porém em decorrência de seus comentários aos poucos fui começando a entender melhor o que de fato era este portifólio e como deveria ser a sua construção.
Assim sendo posso dizer que de fato o meu conhecimento se deu de forma gradativa, porém irei destacar o que tínhamos por objetivo e foi alcançado nesse processo de aprendizado e o que é utópico.
De fato o conhecimento ocorre de forma gradual, na medida que somos desafiados a refletir a cada texto e postá-lo, no final podemos perceber que eles se completam e são organizados na nossa mente.
Porém à medida que somos aconselhados a escrever não da forma que compreendemos, mas da forma que o texto quis passar, não consigo evidenciar autonomia e nem ao menos evidenciar o que de fato foi significativo ou não para mim no texto, uma vez que não é a minha conclusão a respeito da leitura, mas, uma síntese dos textos.
Claro que dentro dessas sínteses exponho comentários, mas se não apresentar o conteúdo completo e profundo do texto sou convocada a acrescentar. Parece-me que não devemos escrever do modo ao qual queremos, mas sim do modo o qual o professor quer que escrevamos. Por esta razão acredito que deixou a desejar um pouco no requisito autonomia.
Outro requisito que ficou a desejar foi o acompanhamento dos blogs por parte do professor, mas esse dá para relevar à medida que ele teve “n” blogs para visitar então ficou difícil obter um controle maior, sendo assim às vezes perto da socialização ficávamos sabendo que deveríamos atualizar vários textos.
Porém o portifólio me acrescentou muito, como já foi mencionado, hoje percebo maior facilidade e autonomia para escrever uma resenha nas outras disciplinas e expor a minha opinião.
Em relação aos propósitos gerais e aos descritores posso dizer que cumpri todos, claro que o uso de múltiplas ferramentas tecnológicas sempre há o que aprender, em relação a prazos não fui precisa, mas tudo que me foi proposto consta no meu blog além de todo mês apresentar uma ou mais reflexão, mas de uma forma geral busquei cumprir todos os requisitos necessários.
Agora o meu objetivo específico tenho orgulho em dizer que alcancei, como já foi dito ampliei a minha criticidade, autocrítica e de fato construí o meu conhecimento em processos além de ter sido sujeito ativo, hoje me sinto mais segura para redigir e dissertar um texto.

Um comentário:

  1. Alessandra, fico feliz que tenha compreendido a finalidade do portfólio. É claro que há muito o que ser redefinido, corrigido, mas, com certeza, é uma ferramenta que muito pode contribuir para ampliar a aprendizagem, que não deveria ficar restrita aos textos. Só é possível consituir-se criticamente se, inicialmente, toma conhecimento sobre aquilo que vai criticar. Sem conhecer determinados pressupostos teóricos, é impossível fazer qualquer crítica!!

    ResponderExcluir