domingo, 19 de julho de 2009

O Currículo Modelado pelos Professores

Neste texto, o autor vem propor maior autonomia por parte dos professores na elaboração de seus planos de aula, de forma a intervir no processo de aprendizagem do educando de modo ativo.
Para que isso ocorra é necessário que o docente venha aprimorar-se nos conhecimentos de modo a possuir domínio de diversas áreas, visto que para o professor ser reconhecido é preciso possuir ampla bagagem de conhecimento.
O professor deve criar mecanismos de emancipação ao invés de entrar no jogo político pedagógico da escolarização, ou seja, deve utilizar estratégias adequadas para atender as especificidades de cada educando e da comunidade a qual a escola está inserida. Uma vez que o professor é o mais indicado à medida que este é quem conhece a sua turma, sendo assim através do seu planejamento ele deve buscar a emancipação.
O professor não deve ser um executor acrítico, mas deve tornar-se um criador e questionador buscando refletir sempre sobre a sua prática.
Porém ao interpretar e dar significado ao currículo na prática, o professor possui um certo nível de autonomia, visto que o currículo prescrito pode sofrer alteração, uma vez que cabe ao professor selecionar os conteúdos, a forma de transmiti-los, além dos recursos a serem utilizados, dando desse modo um caráter pessoal ao ensino, intervindo na proposta do currículo.
O professor, porém deve assumir uma postura de professor transformador, uma vez que deve buscar elaborar os conteúdos pedagógicos de modo a relaciona-los e adequá-los a seus alunos.
Mas para que isso ocorra faz-se necessário que o professor possua domínio de diversos conteúdos, uma vez que o auxiliará na elaboração de critérios de saberes, ao invés de possuir um único meio empobrecido do conhecimento.
Cabe ao professor analisar e apresentar uma postura crítica em relação ao livro texto, relacionado com a clientela a qual vai atender.
Desse modo conclui-se que sendo o professor responsável na prática pelo o que será ensinado através de seu planejamento e de suas concepções do que é, e deve ser a educação, ele deve assumir um papel de transformador reflexivo, o que é mais favorável quando um só professor é o responsável por lecionar todas as áreas do currículo uma vez que isso lhe assegura maior autonomia.

Um comentário:

  1. Boa reflexão... Porém, senti falta de uma relação com o cotidiano... É assim mesmo que vemos a prática do professor? É possível que ele se torne menos "alienado" e seja mais reflexivo e transformador??

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