domingo, 19 de julho de 2009

Síntese conclusiva

Mediante tudo que foi postado nesses últimos meses, que por sinal por pouco não tive uma overdose de “currículo”, concluo que o papel do professor na construção do saber dos educandos não deve ser superficial e estereotipado, mas este deve assumir uma postura ativa, crítica e reflexiva a respeito de sua prática.
No texto de Libâneo pude perceber que o professor não é o único responsável pelo fracasso escolar, mas sim que este fracasso é provocado por um conjunto complexo de fatores.
Desse modo este autor sugere algumas soluções denominadas por ele de apostas entre as quais ele destaca a formação continuada, teorias educacionais voltadas para a prática do docente, enfim a educação deve atender as necessidades do mundo contemporâneo e sendo assim o professor deve tornar-se cada vez mais culto, crítico e reflexivo.
Já no texto de Antonio Flávio Barbosa e Vera Maria Candau, descobri que através do currículo podem ser transmitidas mensagens ocultas, ou seja, pode-se reforçar e estimular preconceitos, uma vez que o currículo é visto como formador de identidades culturais e sociais. Desse modo faz-se necessário à inclusão de diversas manifestações culturais de modo a não privilegiar uma em oposição à outra.
Na série de textos de Gimeno Sacristan, observei que o currículo é algo mais que conteúdo intelectual, assim sendo deve está articulado com o contexto social dos educandos de modo a possuir maior significado, além de ser pensado sempre com a concepção de cidadão que se pretende formar.
Porém os livros textos que são utilizados nas salas de aula são elaborados por agentes externos a prática docente o que ocasiona uma desarticulação com as necessidades da turma e obriga-os a enquadrarem-se neste planejamento, muitas das vezes, planejamento este que não apresenta relação com a realidade.
Sendo o livro texto elaborado para todas as disciplinas ocasiona a alienação dos professores uma vez que se tornam meros reprodutores desses conteúdos.
Porém o autor não vem sugerir a eliminação do livro, uma vez que este pode contribuir com o professor, contudo cabe ao professor ir para além dos conteúdos apresentados e propostos pelo livro.
Sendo o professor o responsável por interpretar os conteúdos que serão transmitidos na prática ele deve assumir uma postura de criador e transformador, buscando sempre novas estratégias para facilitar a compreensão e adequação aos seus alunos, de modo a tornar o processo de ensino/aprendizem mais dinâmico e eficiente, além de alcançar maior motivação por parte dos seus alunos.

Um comentário:

  1. Você fez uma boa síntese dos textos que discutimos ao longo do semestre. Conhecer esta configuração teórica sobre o currículo faz com que nossas visões críticas esteja, constantemente, se constituindo. Assim, é possível fazermos alguma diferença no chão da escola!! Espera-se...eheheheh

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