domingo, 17 de maio de 2009

“O currículo com um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar”.




No texto currículo, conhecimento e cultura de Vera Maria Candau e Antonio Flávio Barbosa Moreira, no ponto 4.2 os autores sugerem que se reescreva o conhecimento escolar visto que o atual currículo traz a educação da ótica do dominante. É preciso que o currículo apresente o conhecimento através dos diferentes pontos de vistas e que sejam confrontados diferentes perspectivas de modo que se enriqueça a análise além de construir nos educandos autonomia e criticidade.
No currículo deve conter histórias de povos excluídos, dando voz às culturas silenciadas além de construir uma auto-imagem positiva nos membros desses grupos.
Visto que o mundo contemporâneo, por meio da globalização, requer culturas que convivam e se modifiquem reciprocamente a escola deve então, repensar nas suas práticas homogenizadora e padronizadora que vem utilizando.
O autor não sugere que substitua um conhecimento por outro, mas sim, mostrar aos alunos as diversas leituras e imagem que se tem quando certos olhares são privilegiados em deterimento de outros.

Um comentário:

  1. Alessandra, vocë fez uma boa reflexão sobre este tópico do texto de Antonio Flávio e Vera Candau. É preciso pensar sempre na direção da realidade da escola, da sala de aula. A busca pelas relações entre teoria e prática ajuda-nos a pensar em nossas ações como educadores. Dessa forma, torna-se mais viável a concretização de mudanças no dia-a-dia da sala de aula.

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